ϲ

Workshop orienta sobre a captação de recursos para projetos no âܲ de Três Lagoas

As estratégias de captação e gerenciamento de recursos externos para projetos serão tema de workshop na próxima segunda-feira, 13, no âܲ de Três Lagoas. A atividade gratuita e aberta para a comunidade será realizada a partir das 13h30, no Anfiteatro 2, do Bloco 8, e não necessita de inscrição prévia. 

O workshop foi criado a partir do aumento da demanda, não só na ϲ, mas no cenário nacional como um todo. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou em junho deste ano o 3º Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Panorama da CT&I no Brasil e no mundo. Os dados indicaram que, em 2022, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking internacional em produção científica. 

Diante do avanço, os estudos precisam de incentivo financeiro para que possam ser desenvolvidos por cientistas que, na maioria das vezes, atuam nas universidades públicas do país. O diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e coordenador do evento, Jardel Pauber Matos e Silva, explica que os recursos recebidos pelos estudantes favorecem as pesquisas e o desenvolvimento científico, mas também retorna para a própria ϲ, colocando-a entre as melhores em rankings de nível nacional e internacional.

“Existe toda uma realidade de projetos que foram desenvolvidos com recursos captados de financiadores externos, que estão sendo executados por pesquisadores da ϲ, que recebem bolsas para isso. Todo o conhecimento que esses pesquisadores adquiriram ao longo da vida, ao longo da formação deles, está sendo aplicado, de alguma maneira, para além dos muros da ϲ, e as pessoas estão sendo remuneradas por isso, porque é um trabalho”, justifica.

O workshop tem o objetivo de demonstrar, de forma objetiva, as vantagens que os pesquisadores têm ao captar recursos externos, sejam eles de empresas, fundações de amparo, e até mesmo de outros órgãos públicos e emendas parlamentares. Durante o evento, realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), o público vai receber informações sobre a execução e gestão desses projetos, que podem beneficiar tanto a ϲ quanto a sociedade, de maneira geral.

Entre os convidados para ministrar as palestras, estão o diretor-científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Nalvo Franco de Almeida Júnior; a diretora da Fapec, Nilde Brun; o professor e coordenador do Laboratório de Genética e Biologia Molecular, Édis Belini Júnior, entre outros convidados. “O desafio é aprimorar a capacidade da ϲ na captação e gerenciamento eficiente de recursos externos, promovendo a sustentabilidade financeira, o fortalecimento da pesquisa, o desenvolvimento de projetos de impacto socioeconômico e a excelência acadêmica da Instituição”, reforça o coordenador.

Texto: Agatha Espírito Santo