░─├┼┴¨║¤▓╩

░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Tr├¬s Lagoas

Principal cidade do leste sul-mato-grossense, Tr├¬s Lagoas ├ę uma das precursoras do ensino superior no estado de Mato Grosso. Em 1967, um Decreto Estadual definiu a cria├ž├úo do Instituto de Ci├¬ncias Humanas e Letras.

Com o surgimento da ░─├┼┴¨║¤▓╩ Estadual de Mato Grosso (UEMT) em 1969, por meio da Lei Estadual n┬║ 2.947, o Instituto foi integralizado, assim como o Instituto de Ci├¬ncias Biol├│gicas de Campo Grande (ICBCG) e o Instituto Superior de Pedagogia, em Corumb├í.

O Conselho Estadual de Educa├ž├úo do Estado, pela Resolu├ž├úo n. 29/1970, de 4 de abril de 1970, renomeou o Instituto de Ci├¬ncias Humanas e Letras que passou a funcionar como Centro Pedag├│gico de Tr├¬s Lagoas, com a oferta dos cursos de licenciatura plena em Pedagogia, Letras, Hist├│ria, Geografia e Matem├ítica.

As primeiras aulas do Centro Pedag├│gico de Tr├¬s Lagoas aconteceram em mar├žo de 1970, nas depend├¬ncias da Escola Paroquial ÔÇťBom JesusÔÇŁ, que foi cedida ├á ├ępoca pelo munic├şpio, para ser utilizada no per├şodo noturno, enquanto perdurassem as obras de constru├ž├úo da sede pr├│pria.

Realizado entre 25 e 27 de janeiro de 1970, o primeiro concurso vestibular do Cento de Três Lagoas teve 246 inscritos com 228 aprovados.

Somente depois da federaliza├ž├úo da UEMT com a institui├ž├úo da ░─├┼┴¨║¤▓╩ Federal de Mato Grosso do Sul (Lei Federal n┬║ 6.674 de 1979), o Centro Pedag├│gico tornou-se ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Tr├¬s Lagoas.

Com duas Unidades, o CPTL oferece, atualmente, 14 cursos de gradua├ž├úo e quatro de p├│s-gradua├ž├úo. Na Unidade I est├úo os cursos de Licenciaturas em Letras, Pedagogia, Mestrado Profissional em Letras e Mestrado e Doutorado acad├¬micos┬áem Letras.

Na Unidade II, Licenciatura em┬áGeografia, Ci├¬ncias Biol├│gicas, Hist├│ria e Matem├ítica; os bacharelados em Geografia, Ci├¬ncias Cont├íbeis, Direito, Administra├ž├úo, Enfermagem, Sistemas de Informa├ž├úo, Engenharia de Produ├ž├úo e Medicina, al├ęm do Mestrado Acad├¬mico em Geografia e do Mestrado Profissional em Matem├ítica.

O ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ tem hoje 2.736 alunos matriculados e oferta um total de 683 vagas.

Para mais informa├ž├Áes, acesse:┬á