░─├┼┴¨║¤▓╩

░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Parana├şba

O objetivo maior da cria├ž├úo do ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Parana├şba (CPAR) foi contribuir diretamente para o desenvolvimento social, ambiental, cultural, cient├şfico e profissional de uma vasta regi├úo do Estado de Mato Grosso do Sul, englobando o munic├şpio de Parana├şba e v├írios outros da regi├úo. Destaca-se a import├óncia econ├┤mica e hist├│rica do munic├şpio de Parana├şba, cuja trajet├│ria est├í preenchida por fatos relevantes para a pr├│pria hist├│ria do pa├şs, passando pelos desafios da conquista da regi├úo sul do Mato Grosso. Contemporaneamente, o munic├şpio de Parana├şba participa da expans├úo e da moderniza├ž├úo do Estado de Mato Grosso do Sul, ampliando sua ind├║stria, pecu├íria, com├ęrcio e op├ž├Áes de educa├ž├úo.

Em 24 de maio de 2000, o Conselho Universit├írio da ░─├┼┴¨║¤▓╩ aprovou, por interm├ędio da Resolu├ž├úo Coun n┬║ 18, o Regimento Geral da ░─├┼┴¨║¤▓╩, em vigor na ├ępoca, em cujo inciso VIII, art. 17, Cap├ştulo II, referente ├á organiza├ž├úo administrativa, consta o ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Parana├şba.

Pela Resolu├ž├úo Coun n┬║ 10, de 03 de maio de 2001, foram criados tr├¬s cursos superiores de gradua├ž├úo: Administra├ž├úo, Matem├ítica e Psicologia, para os quais foram abertas inscri├ž├Áes para o Concurso Vestibular de Inverno do mesmo ano. Durante o primeiro semestre de 2001, montou-se o Processo n┬║ 23104.005016/2001-35, contendo minuta de conv├¬nio de coopera├ž├úo m├║tua entre a ░─├┼┴¨║¤▓╩ e a Prefeitura de Parana├şba. Depois do parecer favor├ível da PROJUR/░─├┼┴¨║¤▓╩, com ressalvas quanto a ced├¬ncias e cess├Áes, o Conv├¬nio de Coopera├ž├úo M├║tua foi celebrado em 5 de agosto de 2001, com dura├ž├úo de cinco anos, cujo objetivo maior ├ę dar apoio financeiro para o bom funcionamento do ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§.

A partir da data de sua implanta├ž├úo, o ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Parana├şba passou a funcionar no Educand├írio Santa Clara ÔÇô por meio de conv├¬nio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Parana├şba e a Associa├ž├úo Brasileira das Franciscanas de Agudos.

Em agosto de 2003, em decorr├¬ncia da insufici├¬ncia de espa├žo f├şsico para abrigar as novas turmas ingressantes, o CPAR mudou-se para a Escola Municipal Maria Lu├şza Corr├¬a Machado.

Em agosto de 2005, para atender ├ás necessidades de adequa├ž├úo das instala├ž├Áes f├şsicas, a Prefeitura Municipal de Parana├şba, por meio de conv├¬nio com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, disponibilizou parte do col├ęgio Educacional Valmir Lopes Can├žado para o CPAR.

Por fim, em 11 de Janeiro de 2006 foi iniciada a constru├ž├úo do pr├ędio definitivo do ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Parana├şba, em um terreno doado pela Prefeitura de Parana├şba, onde as atividades acad├¬micas iniciaram-se no segundo semestre de 2007.

Atualmente, s├úo ofertados os cursos de gradua├ž├úo em: Administra├ž├úo, Matem├ítica e Psicologia. Al├ęm disso, no CPAR ├ę ofertado o curso de especializa├ž├úo lato sensu MBA em Gest├úo Estrat├ęgica de Organiza├ž├Áes.

Para mais informa├ž├Áes, acesse:┬á