░─├┼┴¨║¤▓╩

░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Coxim

O Campus de Coxim caracteriza-se como jovem no cen├írio estadual. Sua inaugura├ž├úo ocorreu no dia 06 de agosto de 2001. Sua┬áimplanta├ž├úo s├│ foi poss├şvel em fun├ž├úo de uma parceria entre a Prefeitura┬áMunicipal e a Funda├ž├úo ░─├┼┴¨║¤▓╩ Federal de Mato Grosso do Sul, celebrada┬ápor┬á meio do conv├¬nio no 072/2001, assinado pelo ent├úo Prefeito Municipal,┬áOswaldo Mochi J├║nior.

Os dois primeiros cursos implantados no CPCX foram o de Licenciatura┬áem Hist├│ria e o de Licenciatura em Letras, com habilita├ž├úo em Portugu├¬s e┬áEspanhol. Foram abertas duas turmas em julho de 2001, com 50 vagas por turma. As aulas tiveram seu in├şcio no dia 06 de agosto de┬á2001, momento em que houve uma apresenta├ž├úo e recep├ž├úo aos alunos feita┬ápela primeira dire├ž├úo do campus, na pessoa da Prof.┬¬ Dr.┬¬ Maria do Carmo┬áBrazil.

Ainda em 2001, come├žou a ser gestada a ideia da implanta├ž├úo do curso de┬áSistemas de Informa├ž├úo, entretanto, a ░─├┼┴¨║¤▓╩ n├úo disponibilizava de recursos┬ápara a montagem do laborat├│rio necess├írio para o funcionamento do curso. Em┬ávirtude disso, a Prefeitura Municipal e a C├ómara Municipal de Coxim┬áassumiram o compromisso junto ├á Reitoria de suprir o Campus com um┬álaborat├│rio de sistemas de informa├ž├úo. O projeto foi elaborado e votado na┬áC├ómara para a disponibiliza├ž├úo do recurso necess├írio. Dessa forma, o curso de┬áBacharelado em Sistemas de Informa├ž├úo foi implantado em agosto de 2002, com 40 vagas, e o Laborat├│rio de Inform├ítica inaugurado no┬ádia 07 de mar├žo de 2003.

Quanto ├ás instala├ž├Áes, ├á ├ępoca da cria├ž├úo do Campus este ainda n├úo┬ápossu├şa sede pr├│pria, funcionando ent├úo no pr├ędio da Escola Estadual Silvio┬áFerreira, no centro da cidade. Em 2003, o campus de Coxim instalou-se na┬áEscola William Tavares, no distrito coxinense de Silviol├óndia, permanecendo┬ánessa localidade at├ę junho de 2007. No dia 2 de agosto de 2007, o Campus┬áinaugurou sua sede, situada ├á Avenida M├írcio de Lima Nantes S/N, Vila da┬áBarra, Estrada do Pantanal.

Vale registrar que o CPCX cumpre, desde a sua implanta├ž├úo, uma fun├ž├úo┬áde relev├óncia na educa├ž├úo de n├şvel superior no norte do Estado atendendo,┬ámajoritariamente, acad├¬micos oriundos de Coxim e dos munic├şpios vizinhos:┬áAlcin├│polis, Pedro Gomes, Rio Verde e Sonora.

Atualmente, o CPCX oferece os cursos de gradua├ž├úo em: Enfermagem, Hist├│ria, Letras e Sistemas de Informa├ž├úo. E┬á┬áos cursos de p├│s-gradua├ž├úo lato sensu em: Doc├¬ncia, Linguagens e Tecnologias Educacionais e Teoria e Metodologia do Ensino de Hist├│ria.
Para mais informa├ž├Áes, acesse:┬á/