░─├┼┴¨║¤▓╩

░─├┼┴¨║¤▓╩ celebra destaque dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Vinte e um cursos da ░─├┼┴¨║¤▓╩ receberam conceito 3, 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022. Os cursos de Ci├¬ncias Cont├íbeis e Tecnologia em Processos Gerenciais, da Escola de Administra├ž├úo e Neg├│cios (Esan), se destacaram com nota m├íxima na avalia├ž├úo.╠ř

A prova avalia o rendimento dos estudantes do ├║ltimo ano de gradua├ž├úo em rela├ž├úo aos conte├║dos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, al├ęm de compet├¬ncias e habilidades necess├írias para os futuros profissionais. A avalia├ž├úo ├ę feita em ciclos anuais de acordo com as ├íreas do conhecimento e, em 2022, o Enade avaliou os cursos de Ci├¬ncias Sociais Aplicadas e Humanas.╠ř

A diretora de Avalia├ž├úo Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, explica que 24 cursos da ░─├┼┴¨║¤▓╩ foram avaliados pelo Enade em 2022. ÔÇťDesse total, 21 cursos tiveram um excelente desempenho. Isso representa um percentual de 87,5% dos nossos cursos com conceitos de satisfat├│rio a excelenteÔÇŁ, enfatiza.╠ř

A diretora tamb├ęm refor├ža que a conquista ├ę fruto de trabalho coletivo. ÔÇťAgradecemos imensamente o empenho dos estudantes, das coordena├ž├Áes, dos professores e dos t├ęcnicos que ajudam na forma├ž├úo desses jovens e na oferta de cursos de excel├¬ncia. Agora, vamos nos preparar para o Enade 2023, que ser├í realizado no dia 26. Teremos um novo ciclo de cursos, agora na ├írea da Sa├║de e das EngenhariasÔÇŁ, refor├ža.

Ao todo, nove cursos da ░─├┼┴¨║¤▓╩ receberam nota m├íxima nas provas do Enade realizadas nos ├║ltimos quatro anos. Al├ęm de Ci├¬ncias Cont├íbeis e Tecnologia em Processos Gerenciais, tamb├ęm receberam conceito cinco os cursos de Medicina e Sistemas de Informa├ž├úo, do ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Tr├¬s Lagoas; e Farm├ícia, Nutri├ž├úo, Engenharia Civil, Licenciatura e Bacharelado em Educa├ž├úo F├şsica, da Cidade Universit├íria.╠ř

Com o resultado, Ci├¬ncias Cont├íbeis saiu da nota 3 para 5, enquanto Processos Gerenciais manteve a nota m├íxima da ├║ltima edi├ž├úo.╠řO diretor da Esan, Cl├íudio C├ęsar da Silva, enfatiza que a conquista ├ę ainda maior por ter ocorrido no contexto da pandemia. ÔÇťNos ├║ltimos anos, precisamos lutar ainda mais pela qualidade de ensino porque atravessamos uma pandemia, onde foi preciso nos afastar e diminuir a intera├ž├úo e discuss├úo com os estudantes. Por isso, obter esse resultado ├ę muito importante, nos motiva e nos empolga a desenvolvermos cada vez mais projetos, a elevar o padr├úo dos nossos docentes e a colocarmos nossos estudantes para contribuir cada vez mais com a sociedadeÔÇŁ, comemora.

O coordenador do curso de Ci├¬ncias Cont├íbeis, Robert Espejo, explica que o desempenho exigiu um esfor├žo conjunto. ÔÇťA vontade de alcan├žar nota m├íxima surgiu assim que recebemos conceito 3 [na avalia├ž├úo anterior]. Sab├şamos que o curso tinha condi├ž├úo de obter um melhor resultado. A conquista se d├í pelos esfor├žos dos estudantes, que acreditaram no seu potencial e entenderam a import├óncia da participa├ž├úo efetiva no Enade, e tamb├ęm pela busca pelo conhecimento durante o processo de sua forma├ž├úo. Tamb├ęm ├ę resultado da dedica├ž├úo e esfor├žos dos docentes do curso, empenhados em apresentar o que ├ę essencial na forma├ž├úo do profissional cont├íbil. Tamb├ęm contribui nesse processo a gest├úo da ░─├┼┴¨║¤▓╩ e a Secretaria de Avalia├ž├úo Institucional, que se disponibilizaram a transmitir orienta├ž├Áes ordenadas para que o objetivo fosse alcan├žadoÔÇŁ, complementa.

O coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Jeovan Figueiredo, afirma que o resultado simboliza o sucesso na miss├úo de ensino e aprendizagem. ÔÇťTer obtido novamente o conceito mais alto no Enade significa termos tido sucesso na miss├úo de promover um ambiente adequado para os alunos, os verdadeiros protagonistas nessa avalia├ž├úo. O exame foi feito por alunos que vivenciaram o ensino remoto emergencial na ░─├┼┴¨║¤▓╩ durante a pandemia. E ainda assim, manifestaram dom├şnio sobre o conte├║do do curso na prova do Enade, mostrando que foram feitas as escolhas corretas e mantido o elevado n├şvel de ensino mesmo durante o per├şodo excepcional que todos vivemos. Os alunos do curso est├úo de parab├ęns por seu comprometimento e dedica├ž├úoÔÇŁ, conclui.

Ao todo, seis cursos foram classificados com nota 4 no Enade: Direito, Jornalismo e Psicologia, na Cidade Universit├íria; e Ci├¬ncias Cont├íbeis, Administra├ž├úo e Direito, no ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Tr├¬s Lagoas.

J├í outros treze cursos da ░─├┼┴¨║¤▓╩ rebeceram conceito 3 na prova realizada em 2022: Administra├ž├úo, Ci├¬ncias Econ├┤micas e Turismo na Cidade Universit├íria; Administra├ž├úo, Ci├¬ncias Cont├íbeis e Psicologia no ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ do Pantanal; Administra├ž├úo no ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Aquidauana; Administra├ž├úo e Ci├¬ncias Cont├íbeis no ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Nova Andradina; Administra├ž├úo e Psicologia no ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Parana├şba; Administra├ž├úo no ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de╠ř Navira├ş; e Administra├ž├úo no ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Chapad├úo do Sul.

Texto: Al├şria Aristides╠ř