░─├┼┴¨║¤▓╩

░─├┼┴¨║¤▓╩ Aberta ├á Pessoa Idosa encerra atividades de 2023 com apresenta├ž├Áes culturais

Nesta segunda-feira, 4, foi realizada a cerim├┤nia de encerramento das atividades da ░─├┼┴¨║¤▓╩ Aberta ├á Pessoa Idosa (UnAPI) de 2023, na Cidade Universit├íria. Durante o evento, participantes apresentaram performances culturais, com coral, pe├ža de teatro e leitura de poemas.

A vice-reitora Camila ├Źtavo ressaltou a import├óncia de a├ž├Áes do programa, que promovem o bem-estar dos participantes. ÔÇťEu acho que o que estamos fazendo aqui ├ę uma a├ž├úo de gra├žas, ├ę agradecer, eu espero que a UnAPI tenha longa vida. A sabedoria que cada um dos nossos participantes t├¬m ├ę t├úo maravilhosa que nos ensina muito. A sabedoria e o brilho, essa felicidade que os idosos compartilham conosco n├úo tem pre├žo. Que todos estejam fortalecidos para o ano que vem, para que a gente possa continuar aprendendo, ensinando e compartilhando tudo isso, nessa riqueza que ├ę a vidaÔÇŁ, disse.

O pr├│-reitor de Extens├úo, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, celebrou as apresenta├ž├Áes culturais e destacou a participa├ž├úo das pessoas envolvidas. “Fiquei muito emocionado de ver o trabalho realizado aqui, adorei o coral e a pe├ža teatral das vi├║vas! Antigamente, ser idoso era uma coisa que ningu├ęm queria ser, n├ę? Agora ├ę uma honra. Eu agrade├žo a todos que t├¬m participado das nossas programa├ž├Áes, das nossas atividades em cada c├ómpus. Parab├ęns aos nossos professores, t├ęcnicos e estagi├írios, que se dedicam”, comemorou.

A coordenadora da UnAPI, Camila Guimar├úes Polisel, destacou que s├úo mais de 100 pessoas envolvidas na iniciativa. “Fica aqui a nossa gratid├úo, enquanto coordena├ž├úo, a todos os que contribu├şram de alguma forma, para todas as a├ž├Áes que foram realizadas no ano de 2023. Considerando os dois semestres, n├│s tivemos um total de, aproximadamente, 750 idosos matriculados em, pelo menos, uma das nossas atividades”.

A coordenadora do programa Sou Idoso ░─├┼┴¨║¤▓╩, Suzi Miziara Barbosa, tamb├ęm aproveitou o momento para falar sobre a participa├ž├úo dos servidores idosos.┬á┬áÔÇťO Programa foi constitu├şdo para acolher o servidor idoso. As a├ž├Áes do Programa, est├úo imbricadas junto com a UnAPI e o que n├│s queremos ├ę uma qualidade de vida melhor para a pessoa de 60 anos ou mais, quando ela entra aqui na ░─├┼┴¨║¤▓╩. Nossa comunidade acad├¬mica, de professores e t├ęcnicos, tem voltado o olhar para a pessoa idosa. N├│s podemos fortalecer nossa UnAPI cada vez mais, fazer um diferencial na nossa comunidadeÔÇŁ, comentou.┬á

Maria de F├ítima Barbosa, de 65 anos, iniciou na UnAPI em 2021 e hoje j├í participa de dois projetos. “Aqui ├ę muito bom pra mim, a gente interage, conhece muitas pessoas e aprende tamb├ęm com os professores que s├úo todos muito bons. Eu fa├žo dois projetos, a memoridade e o envelhecimento ativo”.

O participante Jos├ę Marco Silva, de 67 anos, descobriu o programa por acaso, no portal da ░─├┼┴¨║¤▓╩, e atualmente tamb├ęm participa como palestrante. “Voc├¬ conhece novas pessoas, tem pessoas que s├úo formadas e outras n├úo. Ent├úo, nas palestras que eu fa├žo, eu transformo a linguagem dos cientistas, dos professores, na linguagem popular. ├ë minha terapia ocupacional, fazer minhas palestras, meus estudos e a minha culin├íria”, disse.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Álvaro Herculano