ϲ

Parque da Ciência promove visitas aos monumentos e atividades recreativas nos próximos sábados

Para quem está em busca de uma programação diferente para curtir com a família, unir diversão e ciência pode ser uma alternativa. Nos próximos três sábados, o Parque da Ciência fará atividades recreativas e visitas aos monumentos em um evento aberto à comunidade, na Cidade Universitária. O Sábado no Parque não tem limite de idade e nem inscrição prévia, basta levar água, utilizar roupas adequadas ao clima e reunir a criançada para uma manhã de aprendizado e proximidade com fenômenos científicos.

O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, convida a comunidade campo-grandense para uma manhã de diversão. “Estamos abrindo o Parque da Ciência para a comunidade. É muito importante para nós que vocês estejam conosco, traga os seus filhos, que possam despertar muita paixão pelos nossos brinquedos científicos. É muito simples e divertido, tragam as crianças porque vai ser muito bom”, afirma.

A programação inclui jogos de tabuleiros, contação de histórias, desenhos e brincadeiras nos monumentos da ciência. O público pode conhecer a cadeira de Beuchet, o pêndulo de Newton, o balanço de ressonância, tubo de atraso de som, a alavanca de Arquimedes, entre outras atrações que oferecem experiências interativas para os visitantes. Vale lembrar que as crianças devem estar acompanhadas dos pais, mães ou responsáveis durante o encontro.

A diretora de Popularização da Ciência da Proece, Lia Brambilla, explica que todos estão convidados a participar do Sábado no Parque, e que a programação também está aberta para empinar pipa, andar de skate ou outras atividades, já que o espaço é amplo. “A divulgação científica é algo que aproxima a comunidade e a ciência. Por meio dela, é possível propagar conhecimento, integrar a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com certeza a vinda ao parque vai despertar o interesse de adultos e crianças para ciência produzida na ϲ”, reforça a diretora.

O Sábado no Parque será realizado nos dias 18 e 25 de novembro, e encerra no dia 2 de dezembro, sempre das 8h às 11h. No local, estudantes de diferentes cursos da ϲ estarão à disposição para guiar as atividades e tirar dúvidas. O Parque da Ciência está localizado na Esplanada do Morenão, e também disponibiliza visitas guiadas a grupos e escolas, por meio do formulário de inscrição disponível no do Museu de Ciência e Tecnologia.

Texto: Agatha Espírito Santo