Entre os dias 5 e 9 de novembro, crianças, adultos e entusiastas da natureza em geral terão a oportunidade de mergulhar no mundo dos peixes do Pantanal, por meio da exposição itinerante “Peixes do Mato” em Corumbá. A exposição é uma iniciativa do projeto de extensão da ϲ e da plataforma internacional iNaturalist.org. Com 15 fotografias de peixes nativos da região, a ação tem o intuito de mostrar para os visitantes as espécies ainda desconhecidas pelo público.
O professor do Instituto de Biociências, Paulo Robson de Souza, explica que a exposição visa divulgar as espécies nativas pantaneiras para a população. Segundo ele, as pessoas conhecem, geralmente, os peixes que são pescados, que são de grande porte. “Agora, peixinhos de 3, 4 ou 5 centímetros, com exceção dos aquaristas, geralmente a população não conhece. Então nós vamos levar para Corumbá uma exposição de aproximadamente 15 fotos de pequenos peixes”, destaca.
As fotografias revelam a riqueza da fauna aquática do Pantanal, com informações em português, inglês e espanhol. Um dos principais objetivos é levar o conhecimento sobre as espécies para as crianças, na fronteira do Brasil com a Bolívia.
Mestre em Biologia Animal pela ϲ, doutorando em Biodiversidade pela ϲ Estadual Paulista e pesquisador colaborador na ϲ, Douglas Alves Lopes comenta sobre o potencial das fotografias. “Nesse acervo com fotos de peixes de água doce, encontramos fotografias dos animais vivos, que é difícil de ser encontrado, com exceção de espécies de interesse no aquarismo. O acervo tem fotografias de algumas espécies raras, como o bagre cego de cavernas de Bonito Trichomycterus dali e até de espécies novas para a ciência”, ressalta.
Os visitantes ainda terão a oportunidade de aprender sobre a fauna e a preservação do Pantanal, com palestras ministradas por pesquisadores envolvidos no projeto. Para a doutoranda em Ecologia e Conservação Adriana Maria Espinoza Fernando, o projeto mostra não só a diversidade dos peixes do Mato Grosso do Sul, mas também a sua beleza. “Vamos mostrar a diversidade de peixes que vai muito além das espécies mais conhecidas pela pesca. Para comunidade científica, o objetivo é disponibilizar esse acervo de fotos para a utilização em trabalhos científicos, além de apresentar informações sobre Biologia e Ecologia das espécies”, pontua.
As atividades ocorrerão, inicialmente, na Galeria e Casa de Cultura Pantaneura da Zona, localizada na avenida General Rondon, nº 363, em Corumbá, em frente à feira. A coordenadora da Galeria, Marina Arndt, celebrou a realização da exposição itinerante. “É o ensino de Biologia, o ensino de arte. É uma internacionalização, educação para as crianças bolivianas que estão ali com os pais ali na feira. Então, é importante elas estarem em um espaço educativo”, enfatiza.
A primeira exposição terá a parceria com o Consulado da Bolívia. Na sequência, a exibição percorrerá o âܲ do Pantanal e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, sempre das 8h às 15h. Confira a programação:
5 de novembro: Abertura com exposição de fotografias de peixes do Pantanal e roda de conversas sobre os peixes, em espanhol e português
- Local: Galeria e Casa de Cultura Pantaneura da Zona
- Parceria do Consulado da Bolívia, com apoio no deslocamento das crianças
6 a 7 de novembro: Exposição fotográfica e rodas de conversa com estudantes de graduação e alunos do ensino fundamental e médio
- Local: âܲ do Pantanal
8 a 9 de novembro: Exposição fotográfica e rodas de conversa
Local: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul de Corumbá
Texto: Elton Ricci