░─├┼┴¨║¤▓╩

Escolha da capa do calend├írio ░─├┼┴¨║¤▓╩ 2024 bate recorde de vota├ž├úo

A escolha da foto do concurso fotogr├ífico ░─├┼┴¨║¤▓╩ Al├ęm dos Olhos chegou ├á 7┬¬ edi├ž├úo com recorde de vota├ž├Áes, com mais de 23 mil curtidas, com um aumento de 200%. O resultado demonstra o engajamento da comunidade universit├íria tanto na vota├ž├úo, quanto na inscri├ž├úo das fotos. At├ę ent├úo, o concurso com a maior intera├ž├úo havia sido na primeira edi├ž├úo, para a escolha da capa do calend├írio de 2018.

A foto vencedora para a capa do Calend├írio Institucional 2024 recebeu 3,9 mil curtidas no perfil oficial da ░─├┼┴¨║¤▓╩ no . A beleza do ip├¬ cor-de-rosa na fotografia “Florescer” encantou o p├║blico, mas a disputa foi acirrada: a imagem “Capivara e P├íssaros ├á Beira D’├ígua” ficou em 2┬║ lugar com 3,3 mil curtidas, enquanto a foto “Fim de tarde no Moren├úo” ocupou o 3┬║ lugar, com 3,2 mil votos.┬áTodas as 13 fotografias selecionadas tamb├ęm ir├úo compor o calend├írio do pr├│ximo ano.

A diretora da Ag├¬ncia de Comunica├ž├úo Social e Cient├şfica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, destaca a dedica├ž├úo da comunidade universit├íria no concurso. “As fotografias do concurso ░─├┼┴¨║¤▓╩ Al├ęm dos Olhos est├úo lindas e representam todo o orgulho e amor que sentimos por nossa ░─├┼┴¨║¤▓╩. A riqueza da fauna e da flora, as express├Áes art├şsticas e culturais, a diversidade de temas e olhares. Parab├ęns aos autores e ├á comiss├úo de avalia├ž├úo. Que a cada ano a gente possa representar cada vez os nossos valores e mostrar os nossos talentos”, celebra.

A professora do CPTL, Julie Massayo Maeda Oda, autora da foto vencedora, explicou a inten├ž├úo ao registrar o ip├¬ rosa foi florescer. ÔÇťAo capturar esta imagem, eu atravessava um momento desafiador. Ao permanecer sob a copa florida dessa bela ├írvore, observei como a natureza, em toda a sua singularidade, simplicidade e delicadeza, tem a capacidade de embelezar os dias mais dif├şceis. Decidi, ent├úo, eternizar esse instante como um lembrete de que, assim como a natureza, podemos florescer mesmo diante dos desafios. Que possamos sempre prosperarÔÇŁ.┬á

Foram selecionadas 14 imagens para vota├ž├úo popular a partir da comiss├úo de avalia├ž├úo, que analisou por meio de crit├ęrios baseados em aspectos t├ęcnicos e est├ęticos da linguagem fotogr├ífica. Ap├│s a sele├ž├úo, as imagens foram publicadas para a vota├ž├úo popular.

Al├ęm de estamparem o calend├írio institucional da ░─├┼┴¨║¤▓╩, as fotos selecionadas no concurso tamb├ęm percorrer├úo os c├ómpus, nos meses de outubro e novembro, com a exposi├ž├úo itinerante ░─├┼┴¨║¤▓╩ Al├ęm dos Olhos. A primeira parada ├ę a Cidade Universit├íria e as fotos ser├úo expostas durante o Festival Mais Cultura, no Restaurante Universit├írio e no hall de entrada do Complexo EaD e Escola de Extens├úo. “A exposi├ž├úo itinerante ├ę uma maneira que encontramos para fazer circular esse orgulho e compartilhar aquele cantinho especial de cada c├ómpus, cada local, para que todos conhe├žam e se encantem com as fotografias”, conclui a diretora.

Texto: Raquel Alves e Bianka Macário