Foram divulgadas as da categoria Canção de Câmara do Festival Universitário da Canção (FUC) ϲ 2023. De acordo com o cronograma do concurso, as canções com as performances dos músicos serão disponibilizadas a partir do dia 16 de novembro para votação popular, no canal da .
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, destaca que o Festival abre possibilidades para compositores de canções de câmara no Brasil inteiro, mas há a exigência de ter o texto sul-mato-grossense. Na categoria, artistas puderam submeter composições musicais com letra, melodia e acompanhamento instrumental vinculados à tradição erudita.
“A canção de câmara é tradicional no país desde o século 19. É nossa vinculação com a música clássica, na qual temos excelentes compositores, como Vila Lobos, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, já falecidos, e como João Guilherme Ripper, que tem raízes em Mato Grosso do Sul. São milhares de canções que formam um corpus riquíssimo, reconhecido no exterior, mas que ainda tem dificuldade de ser entendido, ouvido em nosso país”, explica o pró-reitor.
Além das canções de câmara, as canções populares finalistas já foram divulgadas, confira aqui. Os participantes concorrem a R$32 mil em prêmios, distribuídos nas categorias Prêmio de Público – Canção Popular; Prêmio de Público – Canção de Câmara; Prêmio Melhor Intérprete; Prêmio Melhor Compositor; Prêmio Compositor revelação; e Prêmio de Melhor Letra de Canção Popular. O Festival Universitário da Canção é uma iniciativa da ϲ em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Campo Grande e a TV Morena.
Texto: Vanessa Amin