ϲ

Curso de equidade racial na educação brasileira abre inscrições para coordenadores pedagógicos

Coordenadoras e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino municipal de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo e da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul podem se inscrever no curso de aperfeiçoamento Equidade Racial na Educação Brasileira Formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais, até o dia 24 de novembro. A ação de extensão é uma parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, oferecida pela Faculdade de Educação (Faed).

Serão disponibilizadas 100 vagas para o curso, sendo 45 para profissionais que atuam na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, 45 vagas para os que atuam na rede municipal de ensino de Campo Grande e 10 vagas para quem também atua na rede municipal de ensino de Ribas do Rio Pardo. A ação terá carga horária de 180 horas, distribuídas em 32 encontros semipresenciais, com previsão de início a partir do dia 2 de dezembro.

Os candidatos precisam anexar um comprovante de exercício da atividade de coordenação pedagógica em uma instituição de ensino público, e a seleção será feita por ordem de inscrição. Caso existam mais interessados do que o número de vagas ofertadas, eles farão parte de uma lista de espera organizada a partir de cada categoria. Também é necessário que as submissões sejam confirmadas no primeiro encontro do curso, caso contrário, a inscrição será cancelada, abrindo chamada para aqueles que estão aguardando.

“O curso de especialização é voltado para os coordenadores pedagógicos porque são eles que acompanham o planejamento dos professores nas escolas, e também há maior flexibilidade com o horário para que eles possam participar. A intenção é abrir, em um segundo momento, o curso para os professores que estão em sala de aula”, explica a professora da Faed e coordenadora da ação, Eugênia Portela de Siqueira Marques.

As aulas síncronas serão realizadas todas as quintas-feiras, das 19h às 22h, e as aulas presenciais serão aos sábados, das 8h às 12h. Ao final do curso, os inscritos que participarem das palestras on-line e realizarem as atividades propostas durante os módulos do curso, incluindo um questionário final, recebem certificados, que ficarão disponíveis . A ação de extensão é gratuita, e as submissões devem ser realizadas de forma virtual, por meio dos formulários de inscrição, separados por lotação, disponíveis no edital.

Confira abaixo o edital na íntegra:

EDITAL (FAED) n 47, de 08-11-2023.

Texto: Agatha Espírito Santo