ϲ

Colação de grau do âܲ de Três Lagoas abre o calendário de celebrações

Nesta terça-feira, 31, a ϲ dá início ao calendário de cerimônias de colação de grau, com a formatura de estudantes do Curso de Medicina do âܲ de Três Lagoas (CPTL). As solenidades referentes ao segundo semestre letivo seguem até o dia 1º de março de 2024 na Cidade Universitária e nos câmpus. As comemorações terão transmissão ao vivo pelo canal da e, com exceção da celebração do CPTL, que começa às 16h, as demais serão realizadas sempre às 18h.

O reitor Marcelo Turine cumprimenta todos os formandos, professores, técnicos, colaboradores e familiares por esse importante momento de celebração. “É uma alegria muito grande e o cerne da existência da nossa ϲ. Um momento mágico e emocionante ver tanta gente concretizando seus sonhos e participando do desenvolvimento do nosso estado e do país”, afirma.

O pró-reitor de Ұܲçã, Cristiano Costa Argemon Vieira, considera a cerimônia como um dos momentos mais aguardados da vida acadêmica, não só para os estudantes, mas também para todos que atuaram no processo. “Este é um dos momentos mais importantes para toda a comunidade universitária, quando oferecemos à sociedade profissionais qualificados”, disse.

Para a diretora do âܲ de Aquidauana, Ana Graziele Toledo, a colação de grau simboliza a consolidação de uma soma de esforços para alcançar o tão sonhado diploma. “Quando entregamos um estudante para o mercado de trabalho, mudamos a vida não só dele mas de várias pessoas, de uma cidade, Estado e país através da educação e da ciência que alavancam o desenvolvimento econômico sustentável em uma sociedade. Muitos são os primeiros ou os únicos da família que possuem graduação, e como professora sinto a satisfação de ter contribuído com a construção de um mundo mais justo, equânime e melhor”, comemora.

O diretor do âܲ de Naviraí, Marco Antônio Costa da Silva, enfatiza que a cerimônia é um marco tanto para os estudantes como para os professores que acompanharam o processo de formação. “É onde a gente celebra o encerramento de um ciclo de muita aprendizagem e conhecimento, mas também onde se inicia um novo ciclo de uma vida profissional para o estudante, que recebe o diploma como certificado de que se torna um cidadão capaz de transformar o entorno e sua própria vida. Para nós professores, constitui um momento de muita emoção e valorização do trabalho realizado durante um ciclo de anos. Como professores, nos enxergamos nesse estudante que se forma e sonha com uma vida melhor, projeta objetivos e novas metas. Por isso, a colação de grau é momento de festejar, agradecer e de celebrar a conquista e os caminhos que vem pela frente”, reforça.

O estudante do âܲ de Chapadão do Sul Wilian Salustiano da Silva está prestes a se formar e relembra os desafios e aprendizados da trajetória que o trouxe até a finalização deste ciclo. “Iniciar a graduação é um momento muito difícil, com grandes mudanças na vida. Porém, essas mudanças trazem muitos benefícios. No meu caso, aprendi muitas coisas além do conteúdo do curso. Sou muito grato aos grandes professores que temos no nosso câmpus, eles são como pais, que estão sempre nos ajudando e incentivando. A ϲ, além de ter uma ótima estrutura pública, ainda possui auxílios que nos ajudam a nos manter sozinhos, sem a família. Não vejo a hora de pegar o meu tão sonhado diploma de engenheiro florestal!”, enfatiza.

Luana Vitória Villalba é estudante de Pedagogia no âܲ de Ponta Porã e relata que é a primeira pessoa de sua família a receber o diploma de graduação. A conquista é motivo para orgulho e muita comemoração.  “Aos 17 anos, eu passei no vestibular dos meus sonhos: na ϲ. Não foi um processo fácil, precisei mudar de cidade, morar longe da família, sair da zona rural. Sou a primeira da família a ter a oportunidade de ir para a ϲ, isso é muito significativo para mim e para toda a minha família. [Para mim], enquanto uma mulher negra, filha de doméstica, estar em uma universidade pública era um sonho que eu imaginei que não poderia sonhar. Hoje eu estou quase me formando, tudo isso me enche de orgulho e alegria”, celebra a estudante.

Confira o calendário das cerimônias de colação de grau do segundo semestre de 2023:

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica e âܲ do Pantanal