Desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transformação da sociedade e o crescimento sustentável do paÃs. Esta é a missão da °ÄÃÅÁùºÏ²Ê, ou seja, o propósito que direciona as ações que fazem da °ÄÃÅÁùºÏ²Ê uma instituição de excelência. Pela importância da geração e compartilhamento de saberes, a campanha Eu Respeito de novembro tem como tema o Conhecimento. O mês também é lembrado pela campanha de conscientização sobre a saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata e, em alusão à data, o Monumento SÃmbolo será iluminado com a cor azul.Ìý
O mês de novembro começa com muita música, a partir da gravação das canções selecionadas no Festival Universitário da Canção. No dia 2, os finalistas participam da gravação das músicas, que serão disponibilizadas para votação no canal da . A gravação será aberta ao público, entre as 13h e 19h, no Teatro Glauce Rocha.Ìý
A divulgação de conhecimento é central no Vem para a °ÄÃÅÁùºÏ²Ê, programa institucional que promove uma série de ações em novembro. No dia 7, o projeto Ciências nas Escolas realiza feiras de ciências com estudantes da °ÄÃÅÁùºÏ²Ê em escolas de Campo Grande, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Nova Andradina e NaviraÃ. Já nos dias 17 e 21 deste mês, turmas do Ensino Médio devem conhecer virtualmente laboratórios e conversar com pesquisadores da Cidade Universitária, por meio do projeto Ciência pra quê?.Ìý
O conhecimento segue sendo celebrado e reconhecido na °ÄÃÅÁùºÏ²Ê com a premiação dos melhores trabalhos do Integra °ÄÃÅÁùºÏ²Ê, maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. No dia 7, em evento on-line realizado a partir das 16h, os pesquisadores e pesquisadoras que foram melhor avaliados pela comissão organizadora de acordo com critérios como postura, qualidade técnica e domÃnio do tema. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da .
Novembro também é lembrado como o Mês da Consciência Negra, comemorado no dia 20, para dar destaque para a luta, orgulho e resistência do povo negro. Entre os dias 6 e 13 de novembro, haverá programação especial aberta ao público interno e externo, com rodas de conversa, exposições, oficinas, palestras, apresentações musicais e varal de poesias e citações na Biblioteca Central, na Cidade Universitária.
Entre os dias 9 e 15 de novembro o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e IndÃgenas promove o 7º Seminário Regional Diálogos Interculturais, CurrÃculo e Educação de Fronteira Étnico-Racial: Por uma Pedagogia Decolonial. O evento é gratuito e será realizado no auditório da Escola de Administração e Negócios, na Cidade Universitária.
No dia 10 de novembro, o °äâ³¾±è³Ü²õ de Chapadão do Sul realiza uma palestra sobre acolhimento e intervenção na superação de dependências quÃmicas, com a presença de representantes da Associação Terapêutica Gileade. O evento ocorre a partir das 7h, no anfiteatro do câmpus.ÌýÂ
Outro destaque do mês é a conclusão de dois importantes processos seletivos para ingresso na °ÄÃÅÁùºÏ²Ê: o Vestibular e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) °ÄÃÅÁùºÏ²Ê, que oferecem mais de 10 mil vagas. As inscrições seguem abertas até o dia 16 e os interessados conferir detalhes sobre os cursos e as informações sobre as provas presenciais e on-line na .
No dia 19, a comunidade universitária pode participar do 1º Cicloturismo: conhecendo Campo Grande sobre duas rodas. O encontro, promovido pelo Curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios em parceria com a Secretaria de Turismo de Campo Grande, busca aliar o conhecimento sobre o corpo e a cidade por meio da prática de ciclismo.Ìý Os participantes farão o trajeto de inÃcio na Esplanada Ferroviária.Ìý
As atividades do mês de novembro também remetem ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrada no dia 25. Em alusão à data, a °ÄÃÅÁùºÏ²Ê realiza no dia 24 o seminário Enfrentamento e prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, haverá troca de experiências entre a rede de atenção em saúde e a °ÄÃÅÁùºÏ²Ê no enfrentamento e combate ao tema.
No último domingo de novembro, 26, mais de mil estudantes da °ÄÃÅÁùºÏ²Ê realizam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. O Exame integra um sistema nacional de avaliação do Ensino Superior e permite avaliar o processo formativo que o estudante recebeu pela °ÄÃÅÁùºÏ²Ê. Neste ano, serão avaliados 25 cursos da Cidade Universitária e dos °äâ³¾±è³Ü²õ de Chapadão do Sul, de Coxim, de NaviraÃ, de Nova Andradina e de Três Lagoas.
Para fechar o mês de celebração ao conhecimento, o Cursinho °ÄÃÅÁùºÏ²Ê promove um aulão final gratuito para estudantes que farão o Vestibular e PASSE °ÄÃÅÁùºÏ²Ê, no dia 29. O evento terá inÃcio à s 18h30, no Teatro Glauce Rocha. A entrada é gratuita e está aberta a todos os interessados sem necessidade de inscrição.
Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de ±·´Ç³Ù󦾱²¹²õ e a TV °ÄÃÅÁùºÏ²Ê para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!
Eu Respeito!
°ÄÃÅÁùºÏ²Ê, a nossa °ÄÃÅÁùºÏ²Ê!
Texto: AlÃria Aristides