░─├┼┴¨║¤▓╩

Campanha Eu Respeito de novembro tem como tema o Conhecimento

Desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transforma├ž├úo da sociedade e o crescimento sustent├ível do pa├şs. Esta ├ę a miss├úo da ░─├┼┴¨║¤▓╩, ou seja, o prop├│sito que direciona as a├ž├Áes que fazem da ░─├┼┴¨║¤▓╩ uma institui├ž├úo de excel├¬ncia. Pela import├óncia da gera├ž├úo e compartilhamento de saberes, a campanha Eu Respeito de novembro tem como tema o Conhecimento. O m├¬s tamb├ęm ├ę lembrado pela campanha de conscientiza├ž├úo sobre a sa├║de do homem e a import├óncia da preven├ž├úo do c├óncer de pr├│stata e, em alus├úo ├á data, o Monumento S├şmbolo ser├í iluminado com a cor azul.╠ř

O m├¬s de novembro come├ža com muita m├║sica, a partir da grava├ž├úo das can├ž├Áes selecionadas no Festival Universit├írio da Can├ž├úo. No dia 2, os finalistas participam da grava├ž├úo das m├║sicas, que ser├úo disponibilizadas para vota├ž├úo no canal da . A grava├ž├úo ser├í aberta ao p├║blico, entre as 13h e 19h, no Teatro Glauce Rocha.╠ř

A divulga├ž├úo de conhecimento ├ę central no Vem para a ░─├┼┴¨║¤▓╩, programa institucional que promove uma s├ęrie de a├ž├Áes em novembro. No dia 7, o projeto Ci├¬ncias nas Escolas realiza feiras de ci├¬ncias com estudantes da ░─├┼┴¨║¤▓╩ em escolas de Campo Grande, Tr├¬s Lagoas, Chapad├úo do Sul, Nova Andradina e Navira├ş. J├í nos dias 17 e 21 deste m├¬s, turmas do Ensino M├ędio devem conhecer virtualmente laborat├│rios e conversar com pesquisadores da Cidade Universit├íria, por meio do projeto Ci├¬ncia pra qu├¬?.╠ř

O conhecimento segue sendo celebrado e reconhecido na ░─├┼┴¨║¤▓╩ com a premia├ž├úo dos melhores trabalhos do Integra ░─├┼┴¨║¤▓╩, maior evento de ci├¬ncia, tecnologia, inova├ž├úo e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. No dia 7, em evento on-line realizado a partir das 16h, os pesquisadores e pesquisadoras que foram melhor avaliados pela comiss├úo organizadora de acordo com crit├ęrios como postura, qualidade t├ęcnica e dom├şnio do tema. A cerim├┤nia ser├í transmitida ao vivo pelo canal da .

Novembro tamb├ęm ├ę lembrado como o M├¬s da Consci├¬ncia Negra, comemorado no dia 20, para dar destaque para a luta, orgulho e resist├¬ncia do povo negro. Entre os dias 6 e 13 de novembro, haver├í programa├ž├úo especial aberta ao p├║blico interno e externo, com rodas de conversa, exposi├ž├Áes, oficinas, palestras, apresenta├ž├Áes musicais e varal de poesias e cita├ž├Áes na Biblioteca Central, na Cidade Universit├íria.

Entre os dias 9 e 15 de novembro o N├║cleo de Estudos Afro-Brasileiros e Ind├şgenas promove o 7┬║ Semin├írio Regional Di├ílogos Interculturais, Curr├şculo e Educa├ž├úo de Fronteira ├ëtnico-Racial: Por uma Pedagogia Decolonial. O evento ├ę gratuito e ser├í realizado no audit├│rio da Escola de Administra├ž├úo e Neg├│cios, na Cidade Universit├íria.

No dia 10 de novembro, o ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Chapad├úo do Sul realiza uma palestra sobre acolhimento e interven├ž├úo na supera├ž├úo de depend├¬ncias qu├şmicas, com a presen├ža de representantes da Associa├ž├úo Terap├¬utica Gileade. O evento ocorre a partir das 7h, no anfiteatro do c├ómpus.╠ř┬á

Outro destaque do m├¬s ├ę a conclus├úo de dois importantes processos seletivos para ingresso na ░─├┼┴¨║¤▓╩: o Vestibular e o Programa de Avalia├ž├úo Seriada Seletiva (PASSE) ░─├┼┴¨║¤▓╩, que oferecem mais de 10 mil vagas. As inscri├ž├Áes seguem abertas at├ę o dia 16 e os interessados conferir detalhes sobre os cursos e as informa├ž├Áes sobre as provas presenciais e on-line na .

No dia 19, a comunidade universit├íria pode participar do 1┬║ Cicloturismo: conhecendo Campo Grande sobre duas rodas. O encontro, promovido pelo Curso de Turismo da Escola de Administra├ž├úo e Neg├│cios em parceria com a Secretaria de Turismo de Campo Grande, busca aliar o conhecimento sobre o corpo e a cidade por meio da pr├ítica de ciclismo.╠ř Os participantes far├úo o trajeto de in├şcio na Esplanada Ferrovi├íria.╠ř

As atividades do m├¬s de novembro tamb├ęm remetem ao Dia Internacional para a Elimina├ž├úo da Viol├¬ncia Contra as Mulheres, celebrada no dia 25. Em alus├úo ├á data, a ░─├┼┴¨║¤▓╩ realiza no dia 24 o semin├írio Enfrentamento e preven├ž├úo ao ass├ędio moral e sexual no ambiente de trabalho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Sa├║de de Campo Grande, haver├í troca de experi├¬ncias entre a rede de aten├ž├úo em sa├║de e a ░─├┼┴¨║¤▓╩ no enfrentamento e combate ao tema.

No ├║ltimo domingo de novembro, 26, mais de mil estudantes da ░─├┼┴¨║¤▓╩ realizam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. O Exame integra um sistema nacional de avalia├ž├úo do Ensino Superior e permite avaliar o processo formativo que o estudante recebeu pela ░─├┼┴¨║¤▓╩. Neste ano, ser├úo avaliados 25 cursos da Cidade Universit├íria e dos ░ń├ó│ż▒Ŕ│▄▓§ de Chapad├úo do Sul, de Coxim, de Navira├ş, de Nova Andradina e de Tr├¬s Lagoas.

Para fechar o m├¬s de celebra├ž├úo ao conhecimento, o Cursinho ░─├┼┴¨║¤▓╩ promove um aul├úo final gratuito para estudantes que far├úo o Vestibular e PASSE ░─├┼┴¨║¤▓╩, no dia 29. O evento ter├í in├şcio ├ás 18h30, no Teatro Glauce Rocha. A entrada ├ę gratuita e est├í aberta a todos os interessados sem necessidade de inscri├ž├úo.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de ▒Ě┤ă│┘├ş│Žż▒▓╣▓§ e a TV ░─├┼┴¨║¤▓╩ para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

░─├┼┴¨║¤▓╩, a nossa ░─├┼┴¨║¤▓╩!

Texto: Al├şria Aristides